segunda-feira, 26 de março de 2018

"Nós Amamos o Sul do Brasil"


Clint Walker ( guitarrista) , Gabriel Humphreys ( vocalista)  Lukas Natal ( baixista) e seu irmão Stephan Natal (bateria) são o RATM Tributo Brazil!

A jornada pelo Rio Grande do Sul começou em Novo Hamburgo após uma longa maratona de 19 horas na estrada, saímos de São Paulo em uma viagem sem fim ( risos). Na estrada ainda em São Paulo, presenciamos um assalto de um motoqueiro tentando roubar outro motoqueiro, acabamos ligando pra polícia e... não sabemos o que aconteceu...

Fomos apertados no carro, apertado é apelido, o Lukas ficou no meio dos instrumentos, equipo da banda toda, e acabou dando mau jeito na coluna, pulmão ( se é que isso é possível), passou mal de verdade, e após 38 horas acordado, fez o show em NH com muita dignidade e até parou de fumar após 7 anos ( por aí...), isso que é roqueiro!

Antes de chegarmos ao sul, fomos revezando na direção, eu que nunca dirigi tanto na estrada, meu lema era: "Pedro no volante, perigo constante", brincadeiras à parte, foi muito bacana dirigir o carro da banda na minha primeira turnê. Uma satisfação enorme.

Paradas estratégicas nos postos de gasolina, algumas coxinhas- outro lema das turnês, "é só coxinha que comemos" -assim disse o Gordão (batera), alimentação quase saudável, se bem que um integrante da banda comentou: " estou me alimentando melhor na estrada do que em casa...". Então tá, né?! rs

Outro cara da trupe não desgrudava do banheiro, seu intestino não estava preparado para essa turnê.

Na estrada pegamos todas as temperaturas possíveis. Uma névoa que encobria todos os carros, a luz do poste iluminava como se fosse uma lua, numa bela imagem poética. 

Fizemos vários stories para o Instagram durante a viagem, em uma delas, filmei o Gordão dirigindo, parecia um simulador, doideira...

Colocamos o pé na estrada a uma hora da manhã de quinta para sexta, e fomos chegar em Novo Hamburgo às 20 horas.

Conhecemos o lugar onde o RATM Tributo Brazil iria tocar. Sinuca Bar, ou o Rock, como dizem os moradores de lá. Chegamos, nem deu tempo de ir para o hotel, descarregamos o equipamento da banda, conhecemos os donos da casa, a banda passou o som, montamos o merchan da banda e fomos para o hotel deixar as nossas malas e jantar.

O hotel Savoy foi um caso à parte. Pensamos até em montar uma banda grind com esse nome, eu e o Clint faremos história! 

Após comermos uma bela pizza, e um banho tomado, chegou a hora de trabalhar mais.

Como o próprio nome diz, o lugar onde o RATM faria o seu primeiro show é cheio de mesas de sinuca, a galera se diverte enquanto curte um belo som. Os donos ( eram carecas, e pareciam irmãos) estavam contentes por trazer uma banda de São Paulo para a sua casa. Eles gostaram bastante do som do Rage Against The Machine Tributo Brazil.

Fiquei conversando com o dono sobre o futebol gaúcho, ele era gremista e ficou me dizendo que o Palmeiras ( meu time) não iria ganhar nada esse ano. Tudo bem, deixei pra lá ( risos).

Fúria fez um puta show, como não admirar esses caras que depois de 38 horas sem dormir, fizeram um show com a alma e o coração, Gordãosentou o braço no seu kit de batera, Lukas fez seu baixo pulsar como um órgão que regula o funcionamento da banda, Clint encarnou o próprio Tom Morello fazendo o público do Sinuca vibrar com sua performance. O Gabriel também foi um show à parte, após todo o cansaço da estrada, ele soltou toda a sua fúria no palco pulando e balançando o seu cabelo. Foi espetacular! A banda mostrou que não importa o nível de cansaço, após viajar por 4 estados, o que eles querem e o que vai fazer eles felizes é deixar o sangue no palco!

Chegava a hora de puxar um ronco, nós merecíamos descansar! Dormimos bem, e de tardezinha fomos procurar um lugar para almoçar. O dono do restaurante Germany abriu uma exceção, pois o estabelecimento já estava fechado, e fez um maravilhoso bife à cavalo para os famintos paulistas.

Após a alimentação, fomos encontrar o produtor dos próximos dois shows. Diego Salles é um colorado fanático, pai de uma menina bonita, amante do bom e velho rock and roll, já teve algumas bandas, fazia( ou faz) um tributo ao Grunge,e agora está organizando eventos. O próximo concerto do Fúria seria realizado em Bento Gonçalves, uma aprazível cidade, a terra do vinho, que ao adentrar a cidade já avistamos em formato de vinho o painel da cidade.

Fui com o Diego, seu irmão Beco e o amigo deles, Fernando, para Bento, em uma viagem de aproximadamente uma hora e meia ouvindo muito Nirvana e Sepultura, só as minhas bandas prediletas. Foi massa!

Chegamos na casa de shows Ferrovia Live. Um lugar espetacular! O lugar fica entre uma antiga linha férrea, ou ainda funciona- não entendi direito. Vi alguns trens, e uma Maria Fumaça que funciona como um belo passeio para turistas.

O Ferrovia é todo decorado com pôsteres de bandas e filmes, dentro do lugar havia brechó, exposição de desenhos e venda de camisetas, entre outras coisas. 

Algumas bandas tocariam também na noite. Gordão foi operar a mesa de som e fomos ao hotel Somensi relaxar um pouco e nos arrumar. Se posso recomendar um hotel para você, caro leitor, ficar em Bento Gonçalves, sugiro esse Somensi, ótimo e com um preço bacana. Antes de irmos para o hotel, o Ferrovia nos ofereceu um belo jantar, comemos pacas estrogonofe, porque afinal "é Deus no céu e estrogonofe na terra" rs. Estava muito bom.

Os drinks do Ferrovia estavam deliciosos, duas garçonetes e um garçom headbanger ( conversamos sobre a sua banda, esqueci o nome agora) atendiam a todos com muita simpatia. Uma das garçonetes não sei se era a gerente também, tinha um sotaque engraçado, perguntei, ela me disse que era uma mistura de sotaque gaúcho com alemão. Nessas regiões onde estávamos, a colonização alemã e italiana é muito forte.

Ao lado do merchan do RATMDJ Zonattão vendia camisetas de bandas e também o seu trabalho, um disco chamado "Sampleado e Percussivo". Zonattão deu uma verdadeira aula para nós, sobre tudo! Música, hip hop e outros quetais. Foi muito gratificante conhecer um cara como ele. Ouvi seu cd e curti bastante! Além de ser um mestre da vida, o cara manda bem nos toca-discos!

O show foi bem legal, pra variar a banda entrou disposta a mostrar toda a sua intensidade mesmo já sendo quase 3 horas da manhã. Gabriel mandou o seu já famoso bordão: Nós amamos o sul do Brasil! que pegou e virou até título desse post.

Recolhemos o merchan, guardamos toda a aparelhagem da banda, o "nosso" carro foi um verdadeiro herói, enfrentou milhares de km, aguentou nossa chatice e nunca nos deixou na mão, ufa, ainda bem!

A noite ainda era pequena para nós, e fomos comer um lanche gigantesco chamado X- Bagunça, que dentro dele além dos habituais ovo, milho, hambúrguer, tinha até coração!

Isso era quase 6 horas da matina, e ainda aguentei tomar café da manhã do hotel. Excelente por sinal.

Chegava a hora de descansar e voltar para Novo Hamburgo. Que cidade quente, meu Deus!

Foi bem legal estar nessa cidade justo no dia que iria acontecer o Grenal. Tô achando que é o maior clássico do país. Eu vi que a cidade parou. Fomos um pouco ao shopping, e todo mundo, todos! Estavam com a camisa dos dois times. Fico imaginando em Porto Alegre!

Descobrimos que o apelido de Nova Hamburgo é Nóia! Não entendemos nada quando vimos uma loja infantil chamada "Nóia Kids". Aqui em sp nóia tem outro significado.


Após derretermos no calor, voltarmos ao indefectível Savoy para descansar um pouco, a banda faria o seu terceiro show.

Antes de sairmos do hotel, quase ficamos preso em uma história realmente inusitada. Quem quiser saber, falamos em off ( risos). 

Pegamos o carro no estacionamento do senhor que já estava virando nosso amigo, de tanto que fomos e voltamos de lá. Esse senhor disse que estava de mudança para Bahia, iria largar tudo e alugar um barco e curtir a vida. Tá mais do que certo. Imagine nós aqui em São Paulo que temos problemas bem piores que de NH?! Não é fácil.

Chegamos no Abbey Road, a terceira casa de espetáculo do final de semana. Outro lugar bacanérrimo. Mais uma vez, o produtor Diego Salles fez as honras da casa, e nos presenteou com uma puta lugar legal!

No line-up do dia só tinha banda boa! Destaque para o duo Two Step Flow, fazem um som infernal! 

O público estava insano, era um domingão, mas quem saiu de casa pra assistir rock and roll, não ficou decepcionado e curtiu a valer grandes shows!

RATM com certeza irá voltar para o Rio Grande do Sul. Foi uma turnê maravilhosa! Onde fizemos muito amigos, a banda fez jus ao seu nome, e teve muita resistência pra aguentar essa loucura de tour pelo Brasil.

Valeu a todos! Nunca vou esquecer!

O rock and roll é o meu combustível desde que eu me conheço por gente, e realizar um sonho que para mim parecia inatingível , sair em turnê como uma banda, me fez o cara mais contente do mundo.

Voltamos para a cidade de pedra, e fico com uma imagem que é pura poesia: a ponte Anita Garibaldi em Santa Catarina, um dos lugares mais lindos que eu vi na vida, em forma de caravelas, a ponte fica entre duas lagoas e foi deslumbrante presenciar isso, devia ser seis horas da manhã, todos no carro dormindo, e eu ali, me sentindo abençoado.

Às vezes nos sentimos como os cachorros de beira de estrada, nos postos de gasolina, abandonados, e às vezes nos sentimos rockstars!

Nenhum comentário:

Postar um comentário